Seguidores

25 de abril de 2013

Fórum das Ilhas aprova sessão especial da Câmara de Vereadores para discutir a proteção das Florestas do Mosqueiro

O Fórum das Ilhas, movimento social formado por lideranças e entidades de moradores das ilhas paraenses, denunciou, no dia 06 de abril, a grave situação do desmatamento na ilha do Mosqueiro. 

Foto: REVISTA PZZ - ARTE-EDUCAÇÃO-CULTURA
"O brutal crescimento populacional e a periferização da ilha do Mosqueiro, aliado a total inépcia do poder público, tem permitido a perda brutal de florestas de terra firme com o avanço de atividades predatórias e da ocupação desordenada do seu território" denuncia Evandro Ladislau, ambientalista e coordenador técnico do Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Ilhas. 

Citando dados do IBGE, os ativistas do Fórum das Ilhas demonstraram que os distritos do Outeiro e do Mosqueiro, desde o final da década de 80, vem experimentando um crescimento extraordinário de suas populações. De forma conjunta os distritos apresentaram um crescimento de 124,21% entre 1991 e 2000 e de 32,97% entre 2000 e 2010. 

Segundo o Fórum das Ilhas, no período entre os censos de 1991 e 2000, a população do DAMOS, cresceu 52,08%, passando de 18.343 para 27.896 habitantes. Entre 2000 e 2010, embora apresente uma diminuição de ritmo, cresceu 19,13%. 

Ainda segundo as lideranças, citando estudos da UNAMA e da UFPA, a área urbana da ilha mais que dobrou no período 1986 a 2003, saltando de 891 ha para 1.807 ha. Além disso, apontaram o aumento da área de Exploração Mineral (extração de areia, barro e piçarra) de 22 ha em 1986 para 169 ha em 2003. De 1998 a 2008 o número de ocupações irregulares saltou de 04 para 32 áreas, configurando um aumento assustador de 700%. 

Nesse movimento, as florestas originais de terra firme diminuíram em drásticos 40,5% ou alarmantes 3.074 ha em apenas 17 anos. Perdeu-se em média 180,8 ha/ano de florestas originais de terra firme. 

Os ativistas denunciaram que, se mantido o atual modelo de desenvolvimento e o ritmo de devastação, em 2027 todas as florestas remanescentes do Mosqueiro estariam devastadas, provocando impactos sobre a qualidade de vida dos moradores da ilha e da área continental e sobre a economia local, principalmente sobre a atividade turística e de suas populações tradicionais. 

O Fórum das Ilhas cobrou a adoção de medidas urgentes para preservação desses remanescentes florestais como critério da manutenção da biota característica da Ilha. 

A coordenação do Fórum das ilhas pediu a ajuda dos vereadores para que realizem uma sessão especial da Câmara de Vereadores com o objetivo de sensibilizar a Prefeitura de Belém a promover as ações necessárias para criação das unidades de conservação previstas no Plano Diretor Urbano de Belém e de novas áreas sob ameaça, incluindo no plano plurianual os recursos necessários para a proteção das florestas. 

Nesta semana, a Câmara de Vereadores de Belém aprovou requerimento da Vereadora Eduarda Louchard (PPS), autorizando a realização da sessão especial na ilha do Mosqueiro. Quebrando um ciclo de sessões especiais e audiências públicas que só se realizavam na sede da câmara, essa será a primeira de caráter distrital. A Sessão será realizada durante a semana do meio ambiente, no dia 08 de junho, na ilha do Mosqueiro. Depois eu aviso pra vocês o local. Parabéns a todos os ativistas do Fórum das Ilhas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários caluniosos, desrespeitosos e ofensivos não serão aceitos.