Seguidores

15 de outubro de 2013

Secti realiza I Fórum Paraense de Tecnologias Sociais


Apresentar e discutir propostas de produtos, técnicas e metodologias para soluções de transformação social, desenvolvidas a partir da interação com a comunidade. Esse é o objetivo do I Fórum Paraense de Tecnologias Sociais, que reunirá diversos representantes de instituições de governo, do setor produtivo, de instituições de ciência e tecnologia e da sociedade civil organizada, durante a programação da VI Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece no período de 23 a 25 de outubro, no Hangar. 

O Fórum é uma iniciativa da Rede Paraense de Tecnologias Sociais (RTS/PA), criada em 2012 pela Diretoria de Tecnologias Sociais da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (DTS/Secti). “Reconhecemos que os atores do governo, da acadêmica, da iniciativa privada e da sociedade civil devem se juntar para promover a interação entre conhecimento cientifico e saber popular, no intuito de incorporar as demandas sociais na pauta da Ciência e Tecnologia do Estado. Essa é a grande missão da RTS, e o Fórum será uma grande reunião para definir as estratégias de atuação da Rede”, explica o titular da DTS, Evandro Ladislau.

Programação – A programação do Fórum começará com o seminário “Aproveitamento de água de chuva na Amazônia como Tecnologia Social”, no qual diversas experiências de uso de água pluvial na Amazônia e no semiárido brasileiro serão compartilhadas durante os dois primeiros dias do evento. O objetivo é a formação, dentro da RTS, de um grupo de trabalho para articulação de uma Rede Estadual de Aproveitamento de Água da Chuva para reaplicação em escala dessa tecnologia social no Pará. 

A atividade contará com a participação do coordenador estadual do Programa Água para Todos do Estado do Amazonas, Antônio Luiz Menezes de Andrade, da coordenadora executiva da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), Neilda Pereira da Silva, e do professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Cícero Onofre de Andrade, que explicará sobre os aspectos sanitários e de saúde pública favoráveis ao uso de água de chuva.

O último do evento será reservado para a discussão sobre o papel da RTS na agenda de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado, para a definição de suas linhas estratégicas de atuação e para a apresentação do documento de referencia e do termo de adesão à Rede. Além disso, a RTS promoverá uma Mostra de Tecnologias Sociais, na qual produtos, equipamentos e projetos das instituições participantes da Rede serão expostos aos visitantes da Feira.

Um dos projetos a serem apresentados na Mostra é o “Encauchados de Vegetais da Amazônia”, desenvolvido pelo Polo de Proteção da Biodiversidade e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (Poloprobio). Por meio do projeto, técnicos do Poloprobio capacitam comunitários a confeccionarem artefatos baseados na técnica que combina conhecimento indígena tradicional de manipulação do látex com tecnologias semi-industriais adaptadas. 

Os interessados em participar do Fórum podem se inscrever antecipadamente por meio do e-mail: dts@secti.pa.gov.br, ou no dia do evento, no local de sua realização. Para conferir a programação completa do Fórum e da Feira, acesse o site:www.semanact.pa.gov.br

Serviço
I Fórum Paraense de Tecnologias Sociais
Realização: 23 a 24 de outubro, durante a VI Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, no Hangar-Convenções e Feiras da Amazônia.
Inscrições antecipadas pelo e-mail: dts@secti.pa.gov.br
Mais informações pelo telefone (91) 4009-2551, ou pelo site: www.semanact.pa.gov.br.

Texto: Igor de Souza – Ascom Secti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários caluniosos, desrespeitosos e ofensivos não serão aceitos.